No mundo, é registada 1 morte por suicídio a cada 40 segundos. Em Portugal, pelo menos 3 pessoas por dia põem fim à própria vida.
Os pensamentos suicidas podem afetar qualquer pessoa- independentemente de idade, género ou situação económica. As causas que levam alguém a cometer o suicídio podem ser diversas – situações de vulnerabilidade (desemprego, pobreza, exclusão social, bullying, doença crónica); acontecimentos traumáticos recentes (luto, divórcio); histórico de traumas, abuso físico ou sexual; problemas de saúde psicológica ou consumo de substâncias (especialmente depressão, perturbação bipolar ou consumo problemático de álcool).
Num período de grande sofrimento, quando é experienciada uma dor que parece não ter fim, quando se acredita que não existe soluções ou forma de ultrapassar problemas e dificuldades, a vida pode parecer que não tem valor nem sentido. Cresce um sentimento de impotência e desespero. Podem surgir pensamentos suicidas, onde geralmente a intenção não é efetivamente acabar com a vida, mas sim com a dor e sofrimento.
Promover a resiliência a períodos de maior vulnerabilidade, aumentar a capacidade de resolução de problemas e conflitos e de gestão emocional são medidas cruciais para diminuir a probabilidade de suicídio, estas competências podem ser trabalhadas através do acesso a cuidados de saúde psicológica e políticas de saúde mental. É também essencial na prevenção do suicídio o fortalecimento da rede de suporte- conexões fortes com amigos e família.
Hoje celebra-se o dia mundial da prevenção contra o suicídio, naquele a que chamamos “Setembro, o mês amarelo” – uma campanha de consciencialização que simboliza um compromisso global no alerta para comportamentos suicidários. Um tema com um enorme impacto na Saúde Pública, nas pessoas, nas famílias e nas comunidades de uma forma geral e por todo o mundo.
Lembre-se - suicídio nunca é solução. O sofrimento pode diminuir, existem equipas especializadas e profissionais capazes de ajudar, não está sozinho/a.
Sabe-se que a maior parte das pessoas que comete o suicídio sofria com problemas de saúde psicológica, não descure da sua Saúde Mental, peça ajuda.
Em caso de emergência ligue 112 (INEM), 808 24 24 24 (SNS24)
Irá receber uma notificação quando este produto estiver disponível
Ocorreu um erro ao registar o pedido de notificação
Pedido de notificação já está registado
Pode guardar o seu carrinho registando-se ou efetuando login.