Tal como a Natureza tem flutuações rítmicas, o ciclo dia/noite, a migração das aves, as estações do ano, os ciclos da lua, as marés; também o Homem se organiza de forma rítmica, no sono-vigília, na temperatura corporal, no ritmo cardíaco, respiratório, menstrual, etc. Ritmos estes que têm influencia na forma como expressamos os nossos pensamentos, emoções e comportamentos.
Com a alteração de estação e a menor exposição à luz solar, podem surgir os seguintes sinais de alerta: alterações de humor repentinas, fadiga, isolamento social, diminuição do desejo sexual, aumento do apetite e adotar um padrão alimentar menos saudável, irritabilidade, apatia, pode piorar a tensão menstrual, alterações no padrão do sono e períodos frequentes de tristeza.
O relógio biológico humano está preparado e sincronizado para uma adaptação às mudanças diárias de luz e ao longo das estações do ano. Para a maioria das pessoas é um processo perfeitamente natural. Contudo, para outras pessoas este processo é altamente penoso quando surge a combinação entre menor disponibilidade de serotonina e maiores níveis de melatonina, e que vão afetar diretamente o humor apetite, atenção, sono e energia. Para alem destes dois neurotransmissores, outros tantos como a dopamina, cortisol e ocitocina podem estar sujeitos a oscilações no fotoperíodo.
Há evidências científicas que reforçam a relação entre a luz solar e o estado de humor.
O Sistema Nervoso e o Sistema Endócrino são os grandes responsáveis pela função de controle do organismo. O nosso corpo, especificamente a retina do olho humano, é um fotorrecetor e por isso há necessariamente uma resposta a um aumento ou diminuição da luz natural. Outro grande órgão recetor, é a pele que produz Vitamina D quando existe exposição à luz solar. Na redução desta última e consequentemente, da Vitamina D, parecem existir interferências com a produção regulada de neurotransmissores associados ao humor.
Sabe-se que a melatonina é o grande responsável pela organização das alterações corporais em reposta aos dias mais curtos. Para além deste, a luz reduzida pode também diminuir os níveis de serotonina o nosso neuromodelador mediador do humor e também envolvida nos processos sono-vigília.
De facto existem evidências cientificas que dão suporte a esta ideia de que as condições climatéricas e as estações do ano têm influência no nosso bem estar e ocorre tipicamente no Outono- Inverno e aparenta haver uma remissão na altura da Primavera e Verão.
Irá receber uma notificação quando este produto estiver disponível
Ocorreu um erro ao registar o pedido de notificação
Pedido de notificação já está registado
Pode guardar o seu carrinho registando-se ou efetuando login.